- Área: 2710 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Yves André
Descrição enviada pela equipe de projeto. A extensão do Centro Coordenado de Oncologia está situada no coração do complexo hospitalar, num entorno heterogêneo que se distingue pela forte e austera presença dos edifícios originais.
Composto por dois novos pavimentos, o novo edifício está desenhado como um transplante existente. Está conectado por duas pontes: dois cordões umbilicais que permitem fluxos de flogística, pacientes e funcionários. As novas fachadas são tratadas na mesma linha que as do edifício original: uma alternativa de faixas de vidro e metal. No entanto, as fachadas adquirem sua própria autonomia formal: as esquinas são curvas, as faixas de vidro se estendem, as bandas de metal são polidas e o teto é perfurado para permitir que a luz natural penetre até o coração do novo organismo.
Os interiores estão desenhados de uma maneira que humaniza o caráter da "máquina de tratamento" do entorno hospitalar, enquanto que ao mesmo tempo respeitam as limitações técnicas e normativas do estabelecimento. Para compensar a natureza ansiosa de um departamento de oncologia, foram tomadas medidas específicas em relação ao conforto interior numa busca de apaziguamento. As esquinas arredondas das paredes proporcionam fluidez à circulação interior. Os corredores oferecem vistas panorâmicas e se beneficiam da luz natural dos pátios. As grandes janelas permitem que diferentes secções se relacionem umas com as outras num jogo de pontos de vista próximos e distantes.